São Paulo emite alerta de atenção para enchentes por conta da chuva intensa
Estado de Atenção em São Paulo Decretado pelo GCE
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (GCE) da Prefeitura de São Paulo declarou estado de atenção para alagamentos em toda a capital paulista a partir das 10h55 desta quarta-feira (29). As fortes chuvas que vêm ocorrendo na cidade motivaram essa decisão. De acordo com o órgão, as precipitações, originárias do interior, começaram com intensidade elevada principalmente na Zona Norte, com foco nas áreas de Casa Verde, Freguesia do Ó e Santana. Simultaneamente, a Defesa Civil estadual informou que, por volta das 11h, as chuvas também se espalharam para cidades como Diadema e São Caetano do Sul.
Alerta de Tempestades Emitido
Na terça-feira (28), o GCE já havia emitido um alerta de tempestades de intensidade moderada a alta para todo o estado de São Paulo até o domingo (2). Essas tempestades podem ser acompanhadas de raios, ventos fortes e granizo. As áreas mais suscetíveis incluem, além da capital, a Grande São Paulo, Sorocaba, Campinas e Vale do Paraíba, bem como todo o litoral do estado, com atenção especial ao litoral Norte.
Riscos de Deslizamentos e Alagamentos
“Algumas dessas regiões já registraram elevados acumulados de chuva nos últimos dias. Diante desse cenário de solo encharcado com previsão de mais chuvas, há risco para deslizamentos e alagamentos”, afirmou o tenente Roncatto, da Polícia Militar. “Fique atento aos sinais, como inclinação de postes e árvores ou aparecimento de rachaduras e trincas nas paredes e muros. Jamais enfrente áreas de enxurrada”, alertou. Em casos de emergência, a população deve contatar os números 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).
Recorde de Chuva na Capital
Recentemente, na última sexta-feira (24), a capital paulista registrou o terceiro maior volume de chuva de sua história, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), acumulando 125,4 mm. Diversos transtornos foram relatados na cidade. A Zona Norte foi particularmente afetada, com ruas submersas, veículos arrastados pela correnteza e até cachoeiras se formando nas escadarias do Metrô.