Trump Emite Ordem Executiva para Revisar e Reformar a FEMA; entenda o que é a FEMA
Trump Assina Ordem Executiva para Revisão da FEMA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva na sexta-feira, criando um conselho de revisão para avaliar a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA). Este conselho será co-presidido pelos secretários de Segurança Interna e Defesa, e sua função principal será analisar a eficácia da FEMA, além de sugerir melhorias.
Preocupações com a Resposta a Desastres
Na ordem executiva, Trump expressou preocupações em relação à resposta da FEMA a desastres recentes. Ele afirmou: “Apesar de destinar quase US$ 30 bilhões em ajuda a desastres nos últimos três anos, a FEMA conseguiu deixar americanos vulneráveis sem os recursos ou apoio de que precisam quando mais precisam.”
Questões de Viés Político
O presidente também mencionou problemas de viés político dentro da agência. Isso ocorreu após um incidente em que um supervisor da FEMA foi demitido por instruir trabalhadores de socorro a evitar casas com placas pró-Trump após o furacão Milton, na Flórida.
Resposta da Liderança da FEMA
Cam Hamilton, chefe interino da FEMA, respondeu à ordem executiva assegurando à equipe sobre a importância da agência na segurança nacional e em respostas a desastres. Ele destacou a relevância da missão da FEMA e a dedicação de seus funcionários.
Próximos Passos do Conselho
O novo conselho planeja realizar sua primeira reunião pública dentro de 90 dias e apresentar um relatório com recomendações em até 180 dias após essa reunião.
Histórico da FEMA
Fundada em 1979, a FEMA é responsável por coordenar a resposta do governo federal a desastres naturais e causados pelo homem. A agência enfrentou críticas ao longo dos anos, especialmente por sua gestão de emergências como o furacão Katrina em 2005 e o furacão Maria em 2017.
Insatisfação de Trump com a FEMA
Nos últimos meses, Trump tem expressado sua insatisfação com o desempenho da FEMA. Em relação aos devastadores incêndios florestais no sul da Califórnia, ele escreveu no Truth Social: “Sem água nos hidrantes, sem dinheiro na FEMA. Isso é o que o [ex-presidente] Joe Biden está me deixando. Obrigado, Joe!”
Durante uma visita à Carolina do Norte após o furacão Helene, Trump sugeriu que a agência poderia ser reformulada ou até mesmo eliminada, afirmando: “Acho que, francamente, a FEMA não é boa.”