Servidor da Seas é preso por roubar cartões do Auxílio Estadual e gastar R$37 mil em Manaus; veja vídeos
Manaus – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor) e do 120º Distrito Integrado de Polícia (DIP), deflagrou, nesta quinta-feira (16), a Operação Auxilium, que resultou na prisão de um servidor público de 47 anos, acusado de peculato, crime relacionado ao uso indevido de cartões do Auxílio Estadual da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas).
A operação contou com o apoio da Seas e teve início após uma denúncia da própria secretaria, que apontava irregularidades no desbloqueio e movimentação de cartões destinados aos beneficiários do auxílio. As investigações iniciais identificaram que duas vítimas, residentes dos municípios de São Gabriel da Cachoeira e Novo Airão, tiveram seus cartões desbloqueados em Manaus, mas não chegaram a receber os benefícios, que estavam sendo movimentados de forma indevida.
A situação chamou a atenção das autoridades, que descobriram que os cartões não haviam sido entregues nas datas previstas. Outros seis beneficiários também foram localizados e confirmaram que não receberam as segundas vias solicitadas de seus cartões. Com base nas apurações, os investigadores identificaram que o servidor público em questão era responsável pela movimentação indevida dos cartões. As transações fraudulentas estavam sendo realizadas em estabelecimentos comerciais próximos à residência do acusado.
A ação criminosa afetou mais de 10 vítimas e causou um prejuízo estimado aos cofres públicos de aproximadamente R$ 37 mil. O servidor foi preso em flagrante e responderá pelo crime de peculato. Ele encontra-se à disposição da Justiça.
A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outras possíveis vítimas e ampliar o alcance das ações criminosas.
Fonte: Portal CM7 Brasil