99 acusa Prefeitura de SP de “perseguição” ao app

99 acusa Prefeitura de SP de “perseguição” ao app

99 Critica Prefeitura de São Paulo por Ações Contra Serviço de Mototáxi

A empresa 99 declarou que a atitude da prefeitura de São Paulo em relação à polêmica do serviço de mototáxi “é uma perseguição ao aplicativo”. A declaração foi enviada à CNN nesta quarta-feira (22), após o prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciar que pretende registrar queixa-crime contra a empresa.

De acordo com a companhia, as medidas do prefeito buscam “criminalizar a discussão sobre um serviço que já beneficia pessoas em mais de 200 mil corridas na cidade”.

A nota da 99 destaca que a perseguição não afeta apenas a empresa, mas também “seus funcionários e os usuários do serviço: passageiros e motociclistas parceiros”.

“Nenhum crime foi cometido e nem há desrespeito a qualquer decisão judicial”, afirma a nota. “É inconstitucional qualquer proibição ou restrição à atividade”, reforça a empresa citando decisões do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e do Supremo Tribunal Federal (STF).

“O pedido de abertura de inquérito é uma cortina de fumaça do prefeito para não discutir o fato de que a modalidade é permitida pela legislação brasileira”, conclui a declaração da empresa.

Na manhã desta quarta-feira, o prefeito Ricardo Nunes expressou sua “indignação” com a insistência da empresa em oferecer o serviço na capital. “Estou indignado de ver uma empresa desse porte, só visando o lucro, essa ganância pelo lucro, desconsiderando o risco para a vida das pessoas”, declarou.

O prefeito destacou o aumento no número de mortes em acidentes com motos em São Paulo, que subiu de 403, em 2023, para 483 no ano passado. “A gente tem apresentado dados e falado que essa atividade vai aumentar o número de óbitos e mesmo assim eles insistem em fazer essa atividade”, afirmou.

Segundo Nunes, após o prazo de dez dias para apresentação de recursos por parte da 99, a prefeitura aplicará uma multa de R$ 50 mil por dia.

Também nesta quarta, a Uber anunciou que retomará o serviço Uber Moto na capital paulista. Sobre a declaração, Nunes afirmou que “será a mesma questão, não haverá distinção”.

Assim como a 99, a Uber declarou que a operação seria, inicialmente, fora do centro expandido da capital paulista. A CNN aguarda um pronunciamento da Uber sobre a fala do prefeito.

Na segunda-feira (20), o Tribunal de Justiça de São Paulo negou o pedido da 99 para suspender as apreensões de motocicletas realizadas pela prefeitura. Em decisão divulgada na terça-feira (21), a justiça de São Paulo afirmou que a empresa não pode ser multada pela prefeitura da capital com base no decreto do prefeito Ricardo Nunes, assinado em 2023.

A prefeitura, através da Procuradoria Geral do Município, informou à CNN que ainda não havia sido intimada da decisão e que analisaria o recurso cabível.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sudeste/sp/99-fala-em-perseguicao-ao-aplicativo-por-parte-da-prefeitura-de-sp/

Portal RJ Noticias

Related post

TCE-AM retorna às atividades com foco em IA e ampliação da teleauditoria Manaus – Após o período de recesso, os servidores do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) retomaram integralmente às atividades presenciais ordinárias nesta terça-feira (14), na sede da Corte de Contas.  O expediente regular havia sido suspenso desde o dia 23 de dezembro de 2024, mas setores essenciais continuaram operando em horários especiais, garantindo o recebimento de documentos por meio virtual.  A conselheira-presidente Yara Amazônia Lins destacou que o TCE-AM segue com o objetivo de reorganizar sua estrutura interna, buscando otimizar o trabalho dos servidores e melhorar o atendimento à população.  Uma das prioridades para este ano é o fortalecimento da teleauditoria, agora equipada com infraestrutura própria e tecnologia de ponta. Esses recursos permitirão que a fiscalização alcance áreas remotas de maneira mais eficiente e segura  . Outra novidade prevista para 2025 é a adoção de ferramentas de inteligência artificial, que devem ser empregadas principalmente em auditorias.  “Com o uso da inteligência artificial, teremos maior celeridade na análise de dados e na identificação de inconsistências, uma vez que as ferramentas de IA permitem a análise de um volume maior de informações em menos tempo. Isso acarretará um aumento de eficiência nos trabalhos de fiscalização realizados pelo Tribunal”, afirmou o secretário de Controle Externo (Secex), Stanley Scherrer.  Volta das sessões do Tribunal Pleno  A primeira sessão do Tribunal Pleno de 2025 foi agendada para o dia 05 de fevereiro, com início previsto para às 10h. Durante o recesso, a tramitação de processos e demandas pelo Sistema de Processos e Documentos Eletrônicos (Spede) estava suspensa, mas agora voltou a funcionar normalmente. O  Tribunal de Contas mantém seu horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, enquanto o atendimento presencial para submissão de protocolos ocorre das 7h às 14h. Alternativamente, documentos podem ser enviados pelo e-mail protocolodigital@tce.am.gov.br. –  Fonte:Portal CM7 Brasil

TCE-AM retorna às atividades com foco em IA e ampliação da teleauditoria Manaus – Após o período de recesso, os servidores do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) retomaram integralmente às atividades presenciais ordinárias nesta terça-feira (14), na sede da Corte de Contas. O expediente regular havia sido suspenso desde o dia 23 de dezembro de 2024, mas setores essenciais continuaram operando em horários especiais, garantindo o recebimento de documentos por meio virtual. A conselheira-presidente Yara Amazônia Lins destacou que o TCE-AM segue com o objetivo de reorganizar sua estrutura interna, buscando otimizar o trabalho dos servidores e melhorar o atendimento à população. Uma das prioridades para este ano é o fortalecimento da teleauditoria, agora equipada com infraestrutura própria e tecnologia de ponta. Esses recursos permitirão que a fiscalização alcance áreas remotas de maneira mais eficiente e segura . Outra novidade prevista para 2025 é a adoção de ferramentas de inteligência artificial, que devem ser empregadas principalmente em auditorias. “Com o uso da inteligência artificial, teremos maior celeridade na análise de dados e na identificação de inconsistências, uma vez que as ferramentas de IA permitem a análise de um volume maior de informações em menos tempo. Isso acarretará um aumento de eficiência nos trabalhos de fiscalização realizados pelo Tribunal”, afirmou o secretário de Controle Externo (Secex), Stanley Scherrer. Volta das sessões do Tribunal Pleno A primeira sessão do Tribunal Pleno de 2025 foi agendada para o dia 05 de fevereiro, com início previsto para às 10h. Durante o recesso, a tramitação de processos e demandas pelo Sistema de Processos e Documentos Eletrônicos (Spede) estava suspensa, mas agora voltou a funcionar normalmente. O Tribunal de Contas mantém seu horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, enquanto o atendimento presencial para submissão de protocolos ocorre das 7h às 14h. Alternativamente, documentos podem ser enviados pelo e-mail [email protected]. – Fonte:Portal CM7 Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *