Confira o plano de trânsito para Fluminense x Criciúma nesta terça-feira (26/11) no Maracanã
A Prefeitura do Rio de Janeiro irá implementar uma operação de trânsito nesta terça-feira, 26 de novembro, em razão do jogo do Campeonato Brasileiro entre Fluminense e Criciúma, que ocorrerá às 19h no estádio do Maracanã. A partir das 17h, o tráfego de veículos na área do estádio será interditado. Além das áreas já regulamentadas para proibição de estacionamento, outras vias terão restrição ao estacionamento a partir das 10h no dia do evento.
A operação contará com 45 agentes da CET-Rio e apoiadores de tráfego, juntamente com cinco veículos operacionais e sete motocicletas, todos dedicados à orientação do trânsito. Para reforçar a comunicação sobre o tráfego, 13 painéis de mensagens variáveis informarão sobre horários de fechamento e rotas alternativas. O objetivo é promover a segurança viária, garantir a fluidez do trânsito, manter os cruzamentos livres e orientar pedestres, torcedores e motoristas.
No Centro de Operações Rio (COR), técnicos da CET-Rio irão monitorar o fluxo de trânsito através de câmeras. Ajustes na programação semafórica poderão ser realizados, se necessário, para assegurar condições viárias adequadas.
SEOP E GUARDA MUNICIPAL
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) atuarão com cerca de 260 agentes na operação de ordenamento urbano para o jogo. As ações começarão às 14h, com foco no ordenamento urbano e no trânsito nas principais vias de acesso ao estádio, como as avenidas Maracanã, Professor Manoel de Abreu, Rei Pelé e ruas Professor Eurico Rabelo e São Francisco Xavier. Além dos agentes das unidades locais, a operação contará com apoio dos grupamentos especiais de Cães, Tático Móvel e Operações Especiais.
A Seop disponibilizará seis reboques nos arredores do Maracanã durante todo o jogo. Não haverá áreas de estacionamento na região, por isso, a Guarda Municipal aconselha os torcedores a utilizarem transporte público para chegar ao estádio, que possui estações de trem e metrô (Maracanã e São Cristóvão), além de várias linhas de ônibus.
COMLURB
A Comlurb desenvolveu um plano de limpeza especial para a partida. Os serviços ocorrerão na área externa e em todo o entorno do estádio, incluindo a Praça da Bandeira, em três turnos: antes, durante e após o jogo. O primeiro turno começará às 8h, abrangendo calçadões, rampas de entrada e principais vias.
O planejamento operacional inclui 91 profissionais, sendo 81 garis, com apoio de uma varredeira de grande porte e cinco caminhões, dois do tipo satélite, dois compactadores e um basculante. Serão utilizadas duas pipas d’água e uma motobomba para lavagem da área com água de reuso. Além disso, serão posicionados 80 contêineres de 240 litros para descarte correto dos resíduos no entorno do estádio.
INTERDIÇÕES
Das 17h às 23h
– Rua Professor Eurico Rabelo;
– Rua Artur Menezes;
– Rua Conselheiro Olegário;
– Rua Isidro de Figueiredo;
– Rua Visconde de Itamarati, entre a rua São Francisco Xavier e a avenida Professor Eurico Rabelo;
– Avenida Maracanã, sentido Centro, entre a rua São Francisco Xavier e a rua Mata Machado;
– Avenida Rei Pelé, duas faixas do sentido Centro, entre a avenida Professor Manoel de Abreu até a altura do Museu do Índio.
Das 20h40 às 23h
– Avenida Professor Manoel de Abreu, sentido Centro, entre a rua São Francisco Xavier e a avenida Rei Pelé;
– Rua Dona Zulmira, entre a avenida Professor Manoel de Abreu e a rua São Francisco Xavier.
PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO
Das 10h às 23h
– Rua Visconde de Itamarati, entre a rua São Francisco Xavier e a rua Professor Eurico Rabelo;
– Rua Isidro de Figueiredo;
– Rua Artur Menezes;
– Rua Conselheiro Olegário;
– Avenida Paula Sousa, lado esquerdo, entre a rua São Francisco Xavier e a rua Professor Eurico Rabelo.
ROTAS ALTERNATIVAS
Os motoristas devem seguir as seguintes rotas alternativas:
Provenientes do Centro e Zona Sul
– Para a Tijuca: Usar a avenida Paulo de Frontin e rua Dr. Satamini, ou seguir pela Praça da Bandeira, rua Pará ou Rua Paraíba e, em seguida, rua Mariz e Barros;
– Para Vila Isabel e Grajaú: Usar a avenida Paulo de Frontin e rua Dr. Satamini, ou seguir pela Praça da Bandeira, rua Pará ou rua Paraíba, rua Mariz e Barros e, em seguida, rua Major Ávila e rua Felipe Camarão;
– Para a região do Grande Méier: Usar a rua Visconde de Niterói.
Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno
– Para o Centro e Zona Sul: Usar a rua Conde de Bonfim e a rua Haddock Lobo.
Provenientes do Grande Méier
– Para o Centro e Zona Sul: Usar a rua Visconde de Niterói.