Site icon Portal RJ Notícias

Ônibus do Rio deixam de aceitar dinheiro; saiba como pagar a passagem

Ônibus do Rio deixam de aceitar dinheiro; saiba como pagar a passagem

Os passageiros de ônibus municipais do Rio de Janeiro não podem mais pagar a passagem em dinheiro a partir deste domingo (28). Essa mudança faz parte da nova implementação do sistema de bilhetagem Jaé, que também altera as regras de acesso às integrações tarifárias do Bilhete Único Carioca (BUC) e do Bilhete Único Margaridas (BUM).

Nova Forma de Pagamento com o Sistema Jaé

Com a novidade, os pagamentos das passagens agora podem ser efetuados por meio do cartão Jaé, pelo aplicativo do sistema ou via Pix diretamente nos validadores instalados nos coletivos. O pagamento por Pix está disponível em toda a frota, permitindo apenas viagens unitárias, sem acesso aos benefícios de integração que o BUC e o BUM oferecem.

Fim do Cartão Avulso para Integrações Tarifárias

Outra mudança significativa é a não aceitação do cartão avulso (verde) para as integrações tarifárias. Embora ainda possa ser utilizado para pagamentos de viagens individuais e recargas, os benefícios relacionados ao BUC e ao BUM se tornaram exclusivos para os usuários do aplicativo Jaé ou do cartão preto vinculado ao CPF.

Desde que as mudanças foram anunciadas em 12 de maio, mais de 200 mil pessoas aderiram ao sistema Jaé, de acordo com dados da Prefeitura do Rio. O pagamento via Pix também foi bem recebido, superando 345 mil embarques em cerca de um mês de operação.

Ampliação da Rede de Atendimento do Jaé

Para facilitar a transição para os usuários, a rede de atendimento do sistema Jaé foi amplificada, contando com aproximadamente 1.600 pontos de atendimento. Esses pontos incluem bancas de jornal, estabelecimentos credenciados, bilheteiras e máquinas de autoatendimento nas estações do VLT, BRT e metrô, que vão de Jardim Oceânico a Botafogo.

A orientação para os passageiros que ainda utilizam o cartão verde para fazer integrações é que realizem o cadastro no sistema Jaé, seja pelo aplicativo ou em um dos postos de atendimento disponíveis na cidade. Essa mudança visa facilitar o acesso aos benefícios de transporte público, garantindo mais eficiência e comodidade para todos os usuários.

Assim, o sistema de bilhetagem Jaé promete não apenas agilizar o pagamento das passagens, mas também proporcionar um controle maior por parte dos usuários, que irão acumular benefícios ao utilizarem o cartão ou aplicativo. Apesar das dificuldades que podem surgir durante essa fase de transição, o foco está em modernizar o transporte público da cidade, acompanhando as tendências tecnológicas e oferecendo novas opções de pagamento.

O futuro do transporte municipal no Rio de Janeiro parece estar em constante evolução, com novos modelos e possibilidades surgindo a cada mudança implementada. A adesão ao sistema Jaé é uma oportunidade para os passageiros se adaptarem às novas realidades de pagamento, facilitando suas vidas diárias ao utilizarem o transporte público.

Exit mobile version